Entre uma e mais outra cerveja, e mais uma e mais outra
pint, a gente de Dublin só fuma fora do
pub, ao frio. Até há televisões nas janelas para entreter os nicotinómanos. Mesmo assim, sem fumo, o calor nos bares irlandeses sobrelotados é mau de aguentar. Ora, ontem, a Comissão Europeia lançou um livro verde onde recomenda o fim do fumo em lugares fechados (entre outros). Parece-me bem. Em Portugal, tenha o Governo coragem, e a moda há-de chegar. Nos
pubs de Temple Bar os irlandeses não parecem mais infelizes por isso. Continuam a divertir-se à brava. O João Cândido (
ver este post), um fumador, também não começou a ressacar enquanto esteve em Roma num clube de jazz sem fumo. Os viciados habituam-se, e toda a gente agradece.